:: ‘Campeonato Baiano’
De virada, Juazeiro vence selecionado de Jaguarari em amistoso
Blog do Geraldo José

O Juazeiro teve trabalho intenso neste sábado (04) no Estádio Serjão no distrito de Pilar. É que o Tricolor das Carrancas enfrentou um selecionado de Jaguarari, visando à disputa do Campeonato Baiano 2014.
O time teve dificuldades no começo da partida, mas logo se encontrou em campo e conseguiu vencer o jogo por 2 a 1. O destaque da partida foi o atacante Jean, que marcou os dois gols. O camisa nove ajudou o Juazeiro a furar o bloqueio da defesa adversária e com isso vencer o segundo amistoso preparatório.
A partida, segundo o técnico Janílson Silva, foi muito positiva, pois deu uma melhor movimentação aos atletas: “Eles estão tendo mais confiança e foram bem exigidos, tanto na parte física, quanto na parte técnica e tática”.
A partida foi prestigiada por um bom número de torcedores que lotaram às dependências do Estádio. O Tricolor estreia no Baianão 2014 no próximo dia 08 de janeiro contra a Catuense fora de casa.
Juazeirense e Combinado de Sento-Sé empatam no Adautão
Esporte Total

Para o treinador Quintino Barbosa, o Barbosinha, o jogo-treino realizado neste domingo no Adauto Moraes atendeu aos seus propósitos que era de analisar o time mais uma vez em ação contra um sparring diferente, fugindo do tradicional coletivo entre titulares e reservas, e tirar algumas dúvidas em relação a alguns jogadores, os quais ele não revelou.
Ao final, o empate em 1 x 1 foi o que menos importou. Relevante nesse momento que antecede a estreia na próxima quarta-feira 8, é corrigir o posicionamento dos jogadores nos setores de defesa, meio de campo e ataque, aprimorar o toque de bola, melhorar o entrosamento para facilitar as triangulações e penetrações no sistema defensivo adversário.
O elenco da Juazeirense voltou às atividades na tarde desta segunda-feira no mesmo local. Na terça-feira, também à tarde, Barbosinha deverá encerrar os preparativos para o primeiro duelo no campeonato na quarta-feira 8, contra o Galícia, às 20 horas. Antes, às 18 horas, a equipe Sub-20 recebe o Galícia da mesma categoria, fazendo a partida preliminar.
Confirmada sede do Galícia no Baianão em Santo Antônio de Jesus
Interior da Bahia

O Galícia irá mesmo mandar seus jogos do campeonato baiano 2014 em Santo Antônio de Jesus, conforme destacou o presidente, Dario Rêgo por telefone a Criativa On Line.
O presidente disse que a maior preocupação do clube estava relacionada a aprovação do Estádio José Trindade Lôbo e conforme vistoria do FBF – Federação Baiana de Futebol está liberado para a competição. Embora no Regulamento do Campeonato Baiano, conste o nome do Galícia Esporte Clube em Salvador, o time irá mandar seus jogos na capital do Recôncavo.
O Galícia estreia na competição fora de casa, contra a Juazeirense, no próximo dia 08, Em seguida, joga dentro de casa contra Catuense e Serrano, nos dias 11 e 15 respectivamente, sai para jogos contra o Juazeiro e Feirense nos dias 18 e 23.
Depois, a equipe volta a atuar em casa diante do Botafogo, dia 29, faz outra partida fora de casa contra o Bahia de Feira, no dia 1º de fevereiro, e encerra a participação na primeira fase diante de sua torcida, no dia 05/02, recebendo o Jacuipense.
Técnico do Feira acredita que time está no caminho certo
Site Oficial do Clube

Apesar dos poucos amistosos – apenas dois – realizados na fase preparatória para o Campeonato Baiano, o treinador Celso Teixeira se mostra satisfeito com o desempenho do elenco do Esporte Clube Feira de Santana e espera um bom desempenho do time já na estréia diante do Botafogo.
“Pelo que treinamos, também pelo comprometimento dos jogadores, eu acredito que estamos no caminho certo. Temos um grupo bem equilibrado formado por atletas jovens e experientes, que nos dá uma segurança de acreditar em uma boa estréia. Muitos dos jogadores, indicamos, outros conhecemos aqui e de um modo geral, nos deixa uma boa perspectiva a nível de desenvolvimento na competição”, avaliou.
Entre atletas profissionais e das divisões de base, no momento o Feira conta com 19 jogadores. Para Teixeira, o time vai estar completo com a chegada de mais três atletas. “Ainda nós precisamos de um lateral-esquerdo porque só temos um na posição; um meia de aproximação e mais um atacante de área. Tivemos alguns percalços, mas é normal no começo de uma temporada. Acredito que com ias estes três atletas a gente vai ficar tranquilo”, ressalta.
Serrano contrata lateral esquerdo Jadílson, ex-São Paulo
Por Luciano Pina

A diretoria do Serrano segue reforçando o elenco para a disputa do Campeonato Baiano onde o time vai em busca de uma vaga na Copa do Nordeste ou na Copa do Brasil de 2015.
Em contato com a equipe do Cidade Esportes, na manhã desta segunda (6), Toinho Cabral, diretor do Rubro-Verde anunciou a contratação do lateral esquerdo Jadílson.
O lateral teve a melhor fase de sua carreira no Goiás nos anos de 2005 e 2006, conquistando inclusive prêmios individuais, como o de melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro de 2005. Chamou a atenção do São Paulo e foi contratado no início de 2007, mas foi pouco aproveitado no clube. Em 2009, rescindiu seu contrato com o São Paulo e foi para o Grêmio.
O jogador também teve passagens por CRB-AL, Portuguesa-SP, Palmeiras-SP, Botafogo-SP, Guarani-SP, Fluminense-RJ, Paraná-PR, Cruzeiro-MG, Grêmio Prudente-SP e Anapolina.
Jadílson já se apresentou na cidade de Teixeira de Freitas para iniciar a preparação.
O Serrano faz sua estreia na competição contra o jacuipense, nesta quarta (8), as 20h30, no estádio de Pituaçu.
Elenco do Bahia inicia preparação com novidades Lucas Pondé
Site Oficial do Clube

Na manhã desta segunda-feira o elenco do Bahia se reapresentou no Fazendão para o início dos trabalhos visando a temporada de 2014, que inclui a disputa da Copa do Nordeste, Campeonato Baiano, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e, possivelmente, a Copa Sulamericana. A primeira partida será pelo torneio regional, no dia 19, quando o Tricolor enfrenta o CSA, em Alagoas.
No total, 28 atletas compareceram ao centro de treinamento localizado no bairro de Itinga, onde foram submetidos aos primeiros exames clínicos. Destaque para os oito atletas que foram contratados: Branquinho, Rhayner, Galhardo, Anderson Conceição, Jonathan Reis, Diego Felipe, Hugo e Sérgio Rafael (Serjão). A única ausência foi o volante Hélder, que justificou o atraso pela dificuldade de encontrar passagem aérea para Salvador.
O grupo de jogadores ficará concentrado no Hotel Deville, no bairro de Itapuã, e treinará a partir de quarta-feira, em dois períodos, no Fazendão. Antes disso, seguirão a rotina de exames médicos e avaliações no próprio hotel e em clínicas da cidade.
Na próxima segunda-feira (13) está marcada a apresentação dos atletas que possuem contrato com o clube, mas não deverão ser aproveitados, como, por exemplo, Souza, Neto, Magno, Fabrício Lusa, Potita, Ângulo e Lenine. O curioso é que o meia Wangler, contratado pela nova gestão, durante o Brasileirão, também está nesta relação. Já Diones, que seguirá para a Chapecoense, Kléberson, em negociação com clubes do exterior, e Ângulo nem deverão aparecer.
Confira o elenco formado por 12 jogadores da base que estará à disposição da comissão técnica comandada por Marquinhos Santos, que trouxe apenas o auxiliar Marcelo Serrano, e que conta com Anderson Gomes na preparação física.
Goleiros: Marcelo Lomba, Omar, Douglas Pires e Renan – Laterais: Ávine, Madson, Jussandro, Galhardo e Raul – Zagueiros: Titi, Anderson Conceição, Demerson, Lucas Fonseca e Sérgio – Volantes: Fahel, Feijão, Rafael Miranda, Diego Felipe e Hélder – Meias: Branquinho, Anderson Talisca e Italo Melo – Atacantes: Erick, Nadson, Rafael Gladiador, Zé Roberto, Rhayner, Hugo e Jonathan Reis.
Lateral esquerdo Diego Prates acerta com a Catuense
Por Luciano Pina
![]()
O lateral esquerdo Diego Prates, depois de deixar o elenco do Vitória da Conquista acertou com a Catuense, para a disputa do Campeonato Baiano.
O nome do atleta foi divulgado no BID – Boletim Informativo Diário da CBF na manhã desta segunda (6).
A Catuense estreia no Baianão, contra o Juazeiro, nesta quarta as 20h30.
Já o atacante Oton, que também atuou no Bode acertou com a Jacuipense. O nome do atleta também foi anunciado no BID e fica a disposição do treinador para a estreia contra o Serrano
Visando a estreia no Baianão, Serrano realiza coletivo no Barradão na tarde desta segunda
Por Luciano Pina

O Serrano faz os últimos ajustes visando a estreia no Campeonato Baiano, contra o Jacuipense, nesta quarta (8), as 20h30, no estádio de Pituaçu.
Após o coletivo que foi realizado na manhã do último sábado (4), no estádio Robertão, os jogadores do time mongoió embarcaram para Vitória da Conquista onde na tarde deste domingo (5), participaram de um treino técnico no Baneb e a noite viajaram para Salvador, local do jogo.
Na manha desta segunda (6), o elenco ganhou folga e na parte da tarde o treinador Rafael Soriano vai comandar no estádio do Barradão, o coletivo apronto que vai definir os onze que iniciam a partida contra o Leão do Sisal.
Segundo o comandante do Rubro-Verde, ele vai aguardar o BID- Boletim informativo Diário da CBF de hoje para saber com quais jogadores poderá contar para o embate.
Após jogo treino, Vitória da Conquista reinicia preparação para a estreia na Copa no Nordeste
Por Luciano Pina
Foto Eliezer Oliveira

Time que enfrentou a seleção de Itambé: Alex, Lorran, Júnior Gaúcho, Sílvio, Candinho, Robson e Thalys. Agachados: Kattê, Edimar, Tatu, Rafael, Ramies e Tiaguinho
Após o jogo treino contra a seleção de Itambé, que aconteceu na tarde do último sábado (4), o elenco do Vitória da Conquista já reiniciou a preparação visando a estreia na Copa do Nordeste, contra o Santa Cruz, no próximo dia 18, às 16 horas, possivelmente na cidade Caruaru.
Na manhã de segunda (6), será realizado um treino técnico na Toca do Bode e na parte tarde acontecerá um treinamento tático no mesmo local.
Amanhã (7), os jogadores descansam pela manhã e tarde acontece um treino físico e técnico no CT do clube.
Quarta (8), quinta (9) e Sexta (10), acontecerão treinos físicos pela manhã na Academia Fama e Técnicos à tarde na Toca.
No sábado (11), tem descanso pela manhã e a diretoria tenta marcar um jogo treino para a parte da tarde. Domingo folga geral.
FBF e Rede Bahia lançam o maior Estadual do Norte/Nordeste
FBF

A emoção, os gritos de gols, as festas das torcidas vão voltar a tomar conta dos estádios da Bahia. Vai começar o maior e mais importante campeonato estadual do Norte/Nordeste.
O Baianão 2014 vai invadir as principais cidades e as telinhas dos telespectadores do Estado. A bola rola a partir da próxima quarta-feira (8).
Mas, o ponta pé inicial será dado na véspera da abertura. Na terça-feira (7), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a TV Bahia fazem o lançamento oficial da competição, com um almoço em um restaurante de Salvador, às 12h.
O evento reunirá presidentes, dirigentes e representantes dos 12 clubes garantidos na disputa. Profissionais de imprensa, ex-jogadores, árbitros de futebol, autoridades políticas e do esporte também têm presenças confirmadas na grande festa.
Nessa edição, além do Vitória, atual campeão, estarão na disputa o Bahia, Vitória da Conquista, Juazeirense, Feirense, Juazeiro, Jacuipense, Botafogo, Serrano, Bahia de Feira, Galícia e Catuense. Estes dois últimos brilharam na Segunda Divisão do Baianão 2013 e conquistaram, dentro de campo, o retorno à elite do futebol da Bahia.
A primeira fase do campeonato não contará com as participações do Leão, do Esquadrão e o Bode. Ambos estarão representando o Estado na Copa do Nordeste 2014.
As demais nove agremiações (Bahia de Feira, Catuense, Galícia, Feirense, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuipense) disputarão oito jogos cada, sendo quatro em casa e quatro fora em grupo único. Ao final da fase classificatória, ascendem à segunda fase as cinco melhores colocadas, que se juntarão ao Rubro-Negro, o Tricolor e o Alviverde Conquistense. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a segunda divisão de 2015 e a 6º e 7º colocados eliminados do certame.
Mas, assim como em 2013, a FBF manteve as premiações que valorizaram e mostraram a força do Baianão mesmo sem os dois maiores clubes em campo. O primeiro e segundo colocados da primeira fase levarão as vagas na Copa do Nordeste 2015 e Copa do Brasil 2015, respectivamente.
Já com a presença de Bahia, Vitória e Conquista, a segunda fase, de quartas de finais, será iniciada em 9 de fevereiro e concluída em 23 de março, com jogos de ida e volta em dois grupos. No grupo 2 ficarão Vitória, Vitória da Conquista, o 2º e 4º colocados da fase de classificação. Já no grupo 3 ficarão Bahia, o 1º, 3º e 5º colocados da fase inicial.
Os dois melhores colocados de cada chave ascendem às semifinais, que serão realizadas nos dias 23 e 30 de março. Já o grande campeão será conhecido após as finais dos dias 6 e 13 de abril. Nos dias 5 e 12 do mesmo mês, acontecerão as disputas do 3º lugar.
O campeão do Baianão 2014 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição essa que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e a associação de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante da Série A do Brasileirão, será a representante baiana na Série D do Brasileirão.








