:: ‘Campeonato Baiano’
Rádio Clube FM (95,9) e o Blog da Resenha Geral no Lançamento do Campeonato Baiano 2014
Blog da Resenha Geral

O radialista e jornalista Herzem Gusmão está em Salvador representando o Departamento de Esportes da Rádio Clube FM (95,9) e o Blog da Resenha Geral no Lançamento do Campeonato Baiano 2014. Herzem foi convidado do presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues para o almoço de lançamento.
O evento reunire presidentes, dirigentes e representantes dos 12 clubes garantidos na disputa. Além de profissionais de imprensa, ex-jogadores, árbitros de futebol, autoridades políticas e do esporte.
No Campeonato Baiano deste ano, a equipe de esportes da Rádio Clube FM acompanhará os jogos do E.C Vitória da Conquista e do Serrano Sport Club. Em função da Copa do Nordeste, que também será transmitida pela RC, o Bode só entrará na competição na 2ª fase.
Na foto Ednaldo Rodrigues e o repórter da Radio Sociedade Manoel Messias, juntamente com Herzem Gusmão.
FBF lança Baianão 2014 e anuncia novidade: patrocínio da Caixa
Galáticos Online

No início da tarde desta terça-feira (7) a Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou o lançamento do Campeonato Baiano de Futebol de 2014. O evento, realizado em um restaurante de Salvador, contou com a presença de representantes da entidade máxima do futebol baiano, do governo do Estado, dos 12 times que irão disputar a competição, além da imprensa, ex-jogadores, árbitros de futebol e convidados.
No encontro, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou uma novidade que deve fortalecer ainda mais a disputa estadual. Os clubes do interior terão a ajuda da Caixa Econômica Federal, que irá investir e patrocinar as equipes.
“É um campeonato que repete a fórmula por conta do Estatuto do Torcedor, mas terá algumas novidades, em relação aos patrocínios para que os clubes possam canalizar essas receitas em prol de uma equipe mais competitiva e em prol da gestão profissional”, contou Ednaldo.
A primeira fase do Campeonato Baiano não contará com as participações do Vitória, do Bahia e do Vitória da Conquista. Ambos estarão representando o Estado na Copa do Nordeste 2014.
As demais nove agremiações (Bahia de Feira, Catuense, Galícia, Feirense, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuipense) disputarão oito jogos cada, sendo quatro em casa e quatro fora em grupo único. Ao final da fase classificatória, ascendem à segunda fase as cinco melhores colocadas, que se juntarão ao Rubro-Negro, o Tricolor e o Alviverde Conquistense. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a segunda divisão de 2015 e a 6º e 7º colocados eliminados do certame.
Já com a presença de Bahia, Vitória e Conquista, a segunda fase, de quartas de finais, será iniciada em 9 de fevereiro e concluída em 23 de março, com jogos de ida e volta em dois grupos. No grupo 2 ficarão Vitória, Vitória da Conquista, o 2º e 4º colocados da fase de classificação. Já no grupo 3 ficarão Bahia, o 1º, 3º e 5º colocados da fase inicial.
Os dois melhores colocados de cada chave ascendem às semifinais, que serão realizadas nos dias 23 e 30 de março. Já o grande campeão será conhecido após as finais dos dias 6 e 13 de abril. Nos dias 5 e 12 do mesmo mês, acontecerão as disputas do 3º lugar.
O campeão do Baianão 2014 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição essa que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e a associação de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante da Série A do Brasileirão, será a representante baiana na Série D do Brasileirão.
Diretoria do Vitória da Conquista mantém contatos para realizar amistoso neste final de semana
Por Luciano Pina

O elenco do vitória da conquista segue se preparando para a estreia na Copa do nordeste diante do Santa Cruz, no próximo dia 18, as 16 horas, possivelmente na cidade Caruaru. Já que equipe Coral perdeu três mandos de campo e está impedida de atuar no Arruda.
Na manhã desta terça (7), os jogadores folgaram e na parte da tarde participaram de um treino técnico na toca do Bode.
Amanhã (8), os trabalhos serão realizados nos dois períodos pela manhã em uma academia da cidade e a tarde no CT do clube.
A diretoria do Bode está mantendo contatos para marcar uma partida amistosa para a tarde do próximo sábado (11), para o treinador Evandro Guimarães (foto) continuar observando o elenco.
O volante Moisés foi o último a se apresentar e já treino junto com o grupo.
Serrano finaliza no Fazendão os preparativos para o confronto contra o Jacuipense
Por Luciano Pina

O elenco do Serrano finalizou na tarde de hoje (7), no Fazendão, os preparativos para o confronto contra o Jacuipense, que acontece nesta quarta (8), as 20h30, no estádio de Pituaçu, pela primeira rodada do Campeonato Baiano.
Mesmo com o coletivo apronto que foi realizado o treinador Rafael Soriano (foto) ainda tem dúvidas quanto ao time que inicia a partida:
– Já temos em mente o time que vai a campo, porém, vamos aguardar o BID – Boletim Informativo Diário da CBF, para sabermos com quais jogadores iremos contar, disse Soriano.
O comandante do time mongoio disse que independente de está estreando fora de casa contra um adversário que vai brigar pelas primeiras posições, o seu time tem a sua forma de jogar e vai em busca de um resultado positivo:
– Nos preparamos por cerca de 40 dias para a competição e independente do adversário temos nossa forma de jogar e lógico que por ser um jogo fora de casa e contra uma equipe que na nossa opinião vai brigar pelas primeiras posições teremos uma atenção redobrada, mas acredito que estamos preparados para desenvolver nosso melhor futebol, disse.
Após o treeinamento, os jogadores foram para o Hotel San Marco onde ficarão concentrados até momentos antes do jogo.
Jacuipense está pronto para a estreia no Baianão contra o Serrano nesta quarta
Site Oficial do Clube

A caminhada do Jacuipense no Campeonato Bahiano 2014 vai começar nesta quarta-feira (08) no estádio Roberto Santos, o Pituaçu. A partida de estreia contra o Serrano está marcada para às 20h30 horário local.
Após chegar até a Semifinal da Copa Governador do Estado no ano passado, o Leão do Sisal vai iniciar a disputa do estadual buscando uma vaga na próxima fase da competição. “Precisamos pensar no campeonato em etapas. Essa primeira fase é muita rápida, tudo já vai se definir em janeiro mesmo. Um detalhe pode nos colocar muito rápido entre os classificados, os que não disputam nada e até mesmo no grupo dos rebaixados. O segredo é estar atento desde o início para atingir o objetivo da classificação”, afirma o diretor de futebol Marcelinho Paulista.
Assim como na Copa Governador, será a torcida do Jacuipense quem vai definir a escalação da equipe que vai entrar em campo. Os torcedores podem escolher seus jogadores favoritos pelo aplicativo Total Choice.
Clubes do interior terão patrocínio da Caixa no Baianão
Galáticos Online

Com ajuda do governo estadual, a FBF conseguiu fechar um patrocínio para os clubes do interior durante o Campeonato Baiano. A Caixa, que já patrocina o Vitória, terá sua marca exposta nas camisas das equipes dos dez clubes, que iniciam a disputa nesta quarta-feira (08).
O anúncio foi feito pelo presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, durante o evento de lançamento da competição.
Com o patrocínio aos clubes do interior confirmado, apenas o Bahia não terá o apoio da Caixa. Para poder ter o patrocínio, o tricolor ainda precisa regularizar e entregar a documentação necessária.
FBF divulga arbitragem para a estreia do Serrano no Baianão
Por Luciano Pina

O Departamento de Árbitros da FBF anunciou na noite desta segunda (6), a arbitragem para a estreia do Serrano no Campeonato Baiano, que acontece contra o Jacuipense, nesta quarta (8), as 20h30, no estádio de Pituaçu.
Apita o confronto Rafael Luis de Almeida Santos (Lauro de Freitas), auxiliado por Paulo de Tarso Bregalda Gussen (Salvador) e Antônio Carlos Conceição Ferreira (Feira de Santana) O 4º árbitro será Ricarle Gustavo Gonçalves Batista (Salvador).
Confira a escala para os outros jogos que acontecem no mesmo dia e horário:
Catuense x Juazeiro – Estádio Antônio Carneiro
Árbitro: Diego Pombo Lopez (Salvador)
Assistentes: Jucimar dos Santos Dias (Salvador) e Carlos Vidal Pereira de Oliveira (Camaçari)
Juazeirense x Galícia – Estádio Adauto Moraes
Árbitro: Moarcy Sobrinho Andrade Cruz (Miguel Calmon)
Assistentes: Cláudio Santos Oliveira (Salvador) e Silvério José Lopes Lima (Valente)
Bahia de Feira x Botafogo – Estádio Alberto Oliveira
Árbitro: Moisés Ferreira Simão (Maracás)
Assistentes: Carlos Eduardo Bregalda Gussen (Salvador) e José dos Santos Amador (Salvador)
FBF define mandos de campo e horários de jogos do Baianão 2014
Galáticos Online

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, nesta segunda-feira (6), a tabela completa com locais e horários dos jogos do Baianão 2014, nas categorias Profissional e Sub-20. As definições foram publicadas na RDI 01/14.
Para chegar à definição dos horários, a entidade, por obrigação contratual, precisou adequar a tabela de jogos para viabilizar a transmissão ao vivo pela emissora detentora dos direitos sobre a competição. Além disso, também foram observados os Laudos Técnicos Finais para a confirmação dos mandos de campo, em conformidade com o art. 23, da Lei nº 10.671/2003 – Estatuto do Torcedor, e Portaria nº 238/10, de 09 de dezembro de 2010, do Ministério do Esporte.
Mesmo com as alterações e adequações realizadas pela FBF, os clubes que iniciarão a primeira fase do campeonato, na próxima quarta-feira (8), não foram prejudicados. A Catuense terá como mando de campo o Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas; Juazeirense e Juazeiro o Adauto Moraes, em Juazeiro; o Jacuipense e Galícia mandarão seus jogos em Pituaçu, na Capital baiana; Bahia de Feira e Feirense no Alberto Oliveira, em Feira de Santana; o Serrano no Roberto Pereira, em Teixeira de Freitas, e o Botafogo no Mariano Santana, em Serrinha.
Estádio Lomanto Júnior recebe melhorias para o Campeonato Baiano 2014
Ascom PMVC

O Campeonato Baiano da 1ª Divisão de 2014 terá início nessa quarta-feira, 8. No total, doze clubes, da capital e do interior do estado, disputarão o “Baianão”. O Vitória da Conquista, em virtude da disputa da Copa do Nordeste, entrará na competição a partir da segunda fase. Já o Serrano, outro representante conquistense, estará participando da disputa desde a primeira rodada.
Para que mais uma vez, atletas e torcedores protagonizem um belo espetáculo esportivo em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal está realizando uma série de melhorias no Estádio Municipal Lomanto Júnior. Inaugurado em 1966, o estádio é considerado um dos mais bonitos e arborizados da Bahia.
Foi justamente nessa área que a Prefeitura atuou na manhã dessa segunda-feira, 6, no Lomantão. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente trabalhou no local para fortalecer o gramado para a utilização diária. Toda área verde deverá ser coberta com adubo e depois irrigada para absorção completa do produto.
A primeira etapa de intervenções compreendeu o processo de poda do piso do estádio. Agora, a equipe trabalha na adubação e fertilização do local que vai contar com uma mistura de terra, areia, adubos químicos e orgânicos e com adubação nitrogenada. Tudo isso vai revigorar o gramado do estádio.
“O Estádio Lomanto Júnior tem a grama ideal para campos esportivo, que é a grama batatais, de nome científico Paspalum notatum, que se destaca por sua resistência e rusticidade”, salientou a coordenadora de Meio Ambiente, Luzia Vieira.
As árvores do entorno do estádio também estão recebendo manutenção, técnicos monitoram a situação de cada uma delas para que sejam adotadas as medidas necessárias. Ao final do serviço, o Estádio Lomanto Júnior vai receber ainda ações de paisagismo para o embelezamento de toda sua área.
Vitória da Conquista reinicia preparação e volante Moisés foi a novidade do treino
Por Luciano Pina

O elenco do Vitória da Conquista reiniciou na tarde desta segunda (6), a preparação visando a estreia na Copa do Nordeste diante do Santa Cruz, no próximo dia 18, ás 16 horas, na cidade de Caruaru, já que o time coral perdeu três mandos de campos.
No treino técnico que aconteceu no período na tarde na Toca do Bode, a novidade foi à presença no volante Moisés (foto), que retornou a equipe.
Amanhã (7), os jogadores descansam pela manhã e tarde acontece um treino físico e técnico no CT do clube. Enquanto que na Quarta (8), quinta (9) e Sexta (10), acontecerão treinos físicos pela manhã na Academia Fama e Técnicos à tarde na Toca.
No sábado (11), os jogadores descansam pela manhã e a diretoria tenta marcar um jogo treino para a parte da tarde. Domingo folga geral.








