:: ‘Campeonato Baiano’
São Francisco é campeão do Campeonato Baiano Feminino
Atarde
Foto Vivian Batista

Mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Bahia, no jogo decisivo da final do Campeonato Baiano de Futebol Feminino, na tarde deste sábado, 4, no estádio Junqueira Alves, o São Francisco do Conde manteve a hegemonia no estado e conquistou seu 13º título baiano seguido.
O único gol do embate final foi marcado pela jogadora Taciana do tricolor da capital.
O São Francisco garantiu a taça após o bom resultado obtido no primeiro jogo da decisão, com um triunfo de 3 a 1 diante o tricolor, em partida realizada em Lauro de Freitas, com o mando do Bahia.
A campanha do time do recôncavo baiano foi avassaladora durante a competição. O clube venceu todas suas partidas até o segundo jogo da final, marcando 97 gols e sofrendo apenas dois, justamente contra o Bahia nos confrontos decisivos
Com dezesseis gols, superando todas as concorrentes do São Francisco do Conde, a capitã Fabi, apelidada durante o torneio de Índia Potyra, encerrou o Campeonato Baiano no topo do ranking de gols marcados no estadual.
O Bahia teve o segundo melhor ataque da competição com 80 gols marcados, dezessete a menos que o São Francisco do Conde. Lá atrás, com cinco gols sofridos, também terminou na segunda posição. Perdeu para o time campeão que levou apenas dois.
Sem criatividade, Vitória da Conquista perde jogo treino para a seleção de Itambé
Por Luciano Pina

Atuando com dois esquemas diferentes, o Vitória da Conquista foi derrotado pela seleção de Itambé, pelo placar de dois a um, na tarde deste sábado (4), no estádio Ozório Ferraz.
Na primeira etapa jogando no esquema 4-2-4, o Bode não conseguiu criar jogadas ofensivas e nas poucas vezes que fazia esbarrava no goleiro Nena do selecionado itambeense. Para complicar ainda mais, aos quinze minutos o lateral esquerdo Natan foi na linha de fundo e cruzou para o atacante Jardiel de voleio marcar um belo gol para o time da casa. Aos trinta e cinco, foi à vez do meia Danilo invadir a área do Alviverde e tocar no lado direito do goleiro Alex marcando o segundo.
No segundo tempo o treinador Evandro Guimaraes fez algumas modificações colocando a equipe no 3-5-2. Porém, apesar da equipe ter melhorado e ter marcado o gol aos vinte cinco minutos através do atacante Wander não foi o suficiente para chegar a um resultado positivo.
O Bode foi a campo com: Alex (Neto), Lorran (Paulo Sales), Sílvio, Gaúcho (Everton), e Tiaguinho (Paulo Vitor), Edimar, Ramires (Caio Breno), Candinho (Carlinhos), Rafael da Granja (Mota), Tatu e Kattê (Wander).
Segundo o comandante do Bode antes da estreia na Copa do Nordeste, contra o Santa Cruz, no próximo dia 18, a intenção é fazer um ou dois amistosos para corrigir os erros que aconteceram neste confronto.
Camaçari pede suspensão do Baianão 2014
Galaticos Online

O Camaçari Futebol Clube ingressou na tarde desta sexta-feira (03) com um mandado de Garantia no Tribunal de Justiça Desportiva, pedindo a suspensão do inicio do Campeonato Baiano da 1ª divisão 2014 até que se esgotem todas as fases processuais e a consequente decisão final do processo que o clube move contra a Catuense, já conhecido como a “mala preta” do futebol baiano. O caso deve chegar ao STJD, no Rio de Janeiro e, caso o campeonato se inicie realmente como está previsto, dia 08 de janeiro, poderá haver interferência direta no final do referido processo no quadro de associações participantes do certame de 2014.
Trata-se de Mandado de Garantia Preventivo com pedido de concessão de Medida Liminar, já que o CBJD – Código Brasileiro de Justiça Desportiva – determina que todos os processos sejam julgados em conformidade com o Princípio da Celeridade (art. 2º, II do CBJD). O processo de nº 064/13 teve início em Julho de 2013 e até o momento não foi definitivamente julgado.
Neste caso, todos os prazos previstos no CBJD foram superados sem uma solução definitiva e o Camaçari entende que tem o direito líquido e certo de ter o julgamento definitivo daquele processo nos prazos fixados em lei, que são, obviamente, antecedentes ao início do Campeonato Baiano Profissional da 1ª Divisão de 2014.
O presidente do Camaçari, Fernando Lopes, esteve na sede da Federação Bahiana de Futebol, acompanhado da advogada do clube, Maria Alice Menezes. Para ele, o caso da “mala preta” é um escândalo nacional e vem se arrastando há mais de 6 meses. “Espera-se que não se repita na Bahia os fatos e resultados do Campeonato de 1999. O povo da Bahia não merece esse desatino” afirmou o dirigente, que até o momento está com o time parado, sem qualquer informação sobre o que vai fazer daqui para frente. O Camaçari não se inscreveu para nenhuma competição em virtude do processo que se arrasta no Tribunal. Enquanto isso, o Ipitanga, que deu causa a todo esse imbróglio, sequer foi denunciado pela procuradoria do TJD e está devidamente inscrito para disputar a 2ª divisão em 2014.
Vitória da Conquista pronto para o amistoso contra a seleção de Itambé
Por Luciano Pina
![]()
O elenco do Vitória da Conquista realizou na tarde desta sexta (3), na Toca do Bode, um coletivo, antes do jogo treino que será realizado neste sábado (4), as 15h30, contra a seleção de Itambé, no estádio Ozorio Ferraz.
Nesta atividade o treinador Evandro Guimarães colocou em campo a base do time que deve iniciar o amistoso.
A equipe foi a campo com: Alex, Lorran (Paulo Sales), Sílvio, Junior Gaúcho (Everton) e Tiaguinho, Edimar, Ramires, Candinho, Rafael da Granja, Tatu e Kattê.
A estreia do Vitória da Conquista na Copa do Nordeste contra o Santa Cruz, acontece no próximo dia 18, ás 16 horas, possivelmente na cidade de Caruaru.
Após amistoso, Serrano já reiniciou preparação para a estreia no Baiano contra o Jacuipense
Por Luciano Pina

Time que iniciou a partida contra a seleção de Porto Seguro
Após vencer a seleção de Porto Seguro, em partida amistosa que aconteceu na noite desta quinta (2), no estádio Robertão, em Teixeira de Freitas, o elenco do Serrano já reiniciou a preparação visando a estreia no campeonato Baiano, contra o jacuipense, na noite desta quarta (8), no estádio de Pituaçu.
Na manhã de hoje (3), os jogadores participaram de um trabalho físico em uma academia da cidade e na parte da tarde o treinador Rafael Soriano comandou um treino técnico no estádio municipal.
Na manhã deste sábado (4), será realizado um treino tático e no período da tarde o time embarca aqui para Vitória da conquista onde treina na manhã de domingo (5), a intenção era utilizar o estádio Lomanto Júnior, porém, a coordenação de esportes não liberou. Com isto a opção passa a ser o campo da Avinor.
Segundo o comandante do time mongoio, ele vai aguardar o BID – Boletim Informativo Diário da CBF, para saber com quais jogadores poderá contar para o confronto contra o Leão do Sisal.
A viagem para Salvador local da estreia está programada para segunda (6).
Juazeiro enfrenta mais um amistoso visando o Baianão 2014
Blog do Geraldo José

O Juazeiro Social Clube entrará em campo mais uma vez nesta semana, visando a estreia no Campeonato Baiano 2014. O Tricolor das Carrancas vai enfrentar um selecionado de Jaguarari em seu campo de treinamento, no distrito de Pilar.
O jogo treino servirá para o técnico Janílson Silva aprimorar e conhecer ainda mais o elenco do time para a temporada 2014.
O Juazeiro realizou no último domingo um jogo treino contra o Juniores do clube e venceu por 4 a 0, com destaque para o meia Gil, que marcou três vezes. O jogador é recém chegado do Vitória da Conquista.
Galícia já começou novo ano de trabalho
Site Oficial do Clube

Nem bem começou o ano e o elenco galiciano já voltou às atividades. O time reapresentou-se na manhã de ontem (2) no Parque Santiago, de onde foi até uma academia próxima para exercitar a parte física, orientado pelo preparador Agenor Junqueira.
À tarde, os jogadores fizeram um treinamento técnico e tático no próprio Parque Santiago, desta vez sob o comando do treinador Waguinho Dias.
Hoje (3), está prevista uma nova sessão de treinamento no Parque Santiago no período da manhã. À tarde, o time se desloca até o CT do Atlântico, onde deve realizar um coletivo.
A estreia do Galícia na Primeira Divisão do Campeonato Baiano 2014 será na próxima quarta (8), contra a Juazeirense, em Juazeiro.
FBF apresenta troféus do Baianão Feminino
FBF

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, mas o próximo sábado (4) entrará para a história como mais um dia de conquistas. As mulheres baianas ganharão os holofotes e estarão em evidência em um local que, para muitos, é um ambiente predominantemente masculino.
Em anos de luta, as mulheres conquistaram o direito de trabalhar, votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. E porque não dizer que o futebol também é um esporte feminino?
Foi defendendo essa bandeira que a Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou, em 2013, mais uma edição do Campeonato Baiano Feminino de Futebol. E o primeiro sábado do novo ano ficou reservado para a grande festa de encerramento da competição.
Em campo, estarão duas equipes que brilharam durante todo o torneio. De um lado, o São Francisco, que busca seu 12º título consecutivo. Do outro, o Bahia, que reestreou no certame e tentará quebrar a hegemonia do rival na casa do adversário, o estádio Junqueira Ayres.

O vencedor da disputa levará para casa a taça Rilza Valentim de Almeida Pena. Prefeita de São Francisco do Conde, Rilza vem se destacando nos últimos anos como uma das maiores incentivadoras do esporte no Estado. Foi com o apoio da governante que o time do município venceu barreiras e chegou ao invejável posto de líder do ranking do futebol feminino no Brasil.
Mulher negra e professora de formação, Rilza Valentim superou o machismo e o preconceito de quem insiste em duvidar do talento da mulher, seja na política ou no esporte. Sua contribuição levou o nome da cidade ao hall da fama não só do futebol feminino, mas também do futebol amador e de Divisões de base, nos quais a Seleção local e os times infantil, juvenil e juniores conquistaram diversos títulos.
E para completar e abrilhantar a festa, a FBF não poderia deixar o comando da partida em outras mãos que não fosse de mulheres. Um quinteto formado só por árbitras e assistentes será responsável pelo apito.
Você, mulher baiana e apreciadora do futebol, não deixe de marcar presença no grande confronto que definirá o campeão baiano de 2013. O clássico, entre Tricolores da capital e do Interior será iniciado às 15h. O time de São Francisco do Conde entra em campo com a vantagem, por ter vencido o jogo de ida por 3 a 1, e poderá perder por até dois gols de diferença.
Em preparação para o Baiano, Serrano vence amistoso contra a seleção de Porto Seguro
Por Luciano Pina

Se preparando para a disputa no Campeonato Baiano, o Serrano derrotou a seleção de Porto Seguro, pelo placar de três a dois, na noite desta quinta (2), no estádio Robertão, em Teixeira de Freitas. Os gols do Rubro=Verde foram marcados por Alemão duas vezes e Michel.
Apesar de ter enfrentado uma equipe amadora, o treinador Rafael Soriano gostou muito do desempenho da equipe. “Sabemos que jogamos contra uma seleção amadora, porém, se trata de um time de qualidade, que disputou a final do Intermunicipal e este jogo serviu para avaliarmos o elenco que temos e deu para ter uma ideia daquilo que queremos no Baiano”, disse o treinador.
O time iniciou a partida com a seguinte formação: Gil, Nino, Ronan, Magrão, Lucas, Branco, Michel, Fábio e Tanaka Alemão e Amaral.
Agora o time mongoio vai continuar a preparação visando à estreia no estadual, contra o Jacuipense, que acontece na próxima quarta (8), as 20h30, no estádio de Pituaçu.
Árbitra da Fifa apita a decisão do Baiano Feminino
Por Luciano Pina

São Francisco e Bahia decidem na tarde deste sábado (4), às 15 horas, no estádio Junqueira Ayres, em São Francisco do Conde, o título de campeão do Campeonato Baiano Feminino, promovido pela Federação Baiana;
Na partida de ida o São Francisco venceu o Tricolor, pelo placar de três a um e mês mo perdendo por uma diferença de um gol fica com título. Caso o Esquadrão de Aço vença por dois de diferença a decisão será nos pênaltis.
Na tarde desta quinta (2), a FBF anunciou a escala de árbitros para o confronto. Com um currículo extenso e participações em competições internacionais, a árbitra FIFA Daniela Coutinho estará em campo ao lado das companheiras Ivânia Lopes e Érica Paula, integrantes da CBF. Completam o quinteto Ineildes Calheiro e Patrícia dos Reis.
O São Francisco busca o seu 12º titulo. Já o Bahia quer conquistar o 1º e quebrar a hegemonia do adversário.








