:: ‘Corinthians’
Paulinho marca, Corinthians bate Vasco e volta à semi após 12 anos
R7
Doze anos depois, mais de 35 mil pagantes viram no Pacaembu o Corinthians voltar a uma semifinal de Copa Libertadores – a até então única classificação para essa fase havia sido em 2000, ao eliminar o Atlético-MG e cair para o Palmeiras na sequência.
Após 0 a 0 no jogo de ida, em São Januário, a equipe paulista derrotou o Vasco por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, com gol de cabeça do volante Paulinho aos 42 minutos da etapa final.
O adversário da semifinal será conhecido só nesta quinta-feira, já que o Fluminense caiu para o Boca Juniors, o que pode fazer o chaveamento ser alterado para evitar uma decisão argentina. Será o Santos se a equipe da Vila Belmiro eliminar o Vélez Sarsfield (Argentina). Caso contrário, o oponente será o vencedor de Universidad de Chile x Libertad (Paraguai).
Corinthians e Vasco revivem 2011 no duelo por vaga nas semifinais
Globo Esportes

Danilo e Diego Souza, esperanças de Timão e Vasco (Montagem: Globoesporte.com)
Os melhores times do último Campeonato Brasileiro decidem nesta quarta-feira quem continuará em busca do tão sonhado título da Taça Libertadores. Em evidência desde a temporada anterior, Corinthians e Vasco fazem, a partir das 21h50m, no Pacaembu, um jogo sem favoritos que poderá colocá-los entre os quatro principais clubes das Américas ou mergulhá-los em um momento de instabilidade após fracassos também nos estaduais.
Não há vantagem para nenhum dos lados. O empate sem gols, em São Januário, deixou a disputa aberta e a projeção de um confronto emocionante, em São Paulo. Invicto no torneio e sem sofrer gols em casa, o Timão se apega à força dos mais de 34 mil torcedores que lotarão o estádio. Já o Gigante da Colina tem na bagagem a confiança de ter eliminado o Lanús, na Argentina, nas cobranças de pênaltis.
O Corinthians põe à prova um novo esquema tático, sem centroavante. Liedson, cada vez mais em baixa, foi novamente preterido para que o meia Alex atuasse avançado, como no Rio. No Vasco, a esperança está na velocidade de Eder Luis para jogar nos contra-ataques e tentar surpreender.
“Fantasmas de maio” ameaçam nova queda corintiana na Libertadores
Terra

O Corinthians não costuma ter sorte na Copa Libertadores da América. Sofre viradas estranhas, cai na Pré-Libertadores, encara reveses contra times inferiores e até seguidas quedas diante de seu arquirrival. E, nesta quarta-feira, contra o Vasco, no Estádio do Pacaembu, às 21h50 (de Brasília), o clube terá mais um “rival” em particular: os “fantasmas do mês de maio”, que assolam a equipe nesta época do ano pela competição continental.
O Corinthians não costuma ter sorte em maio quando entra em campo pela Libertadores. Algumas de suas principais eliminações ocorreram neste mês, como as duas quedas para o River Plate (2003 e 2006), a primeira para o Palmeiras (1999), o revés para o Flamengo (2010), a derrota contra o Grêmio (1996) e até seu adeus do torneio de 1977, contra o modesto Deportivo Cuenca.
O Corinthians já venceu alguns duelos no mês de maio, é verdade. Contra o Emelec neste ano, por exemplo, a equipe conseguiu avançar de fase, mesmo tendo realizado os dois confrontos nesta época do ano. O mesmo aconteceu contra Atlético-MG (2000), Rosario Central (2000) e Espoli (1996), todos eliminados pelo time paulista no torneio.
Com chuva, lama e polêmica, Vasco e Corinthians ficam no zero no Rio
Globo Esportes

Com muita lama, chuva e um lance polêmico, Vasco e Corinthians empataram por 0 a 0 nesta quarta-feira, em São Januário, pelo primeiro jogo das quartas de final da Libertadores. Os cruz-maltinos, que tiveram dificuldades para penetrar no sólido sistema defensivo do Timão, reclamaram de um gol anulado de Alecsandro no segundo tempo, após a marcação de impedimento. Foi a primeira vez que o time da Colina não fez gol no ano. Já o atual campeão brasileiro segue como único invicto da competição. O jogo teve 17.259 pagantes (20.510 presentes) e uma renda de R$ 911.670,00.
Ao fim da partida, os cariocas reclamaram do árbitro. O presidente Roberto Dinamite puxou o coro.
– Mais uma vez este árbitro e mais uma vez o Corinthians. Está difícil, cada vez mais complicado. Não quero ficar reclamando, mas peço apenas lealdade e igualdade para brigar dentro de campo. Jogamos melhor e merecíamos vencer – declarou o dirigente à Rádio Tupi, em referência ao empate por 2 a 2 entre os dois times, ano passado, pelo Brasileiro. Na ocasião, a equipe carioca teve um gol de Alecsandro corretamente anulado por impedimento.
No próximo duelo, quarta-feira, no Pacaembu, o novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis. Igualdade com gols favorece o time carioca. Quem passar deste confronto vai enfrentar na semifinal quem se classificar de Santos x Vélez Sarfield, cujo primeiro jogo será realizado nesta quinta, na Argentina.
Atuais campeões nacionais, Vasco e Corinthians iniciam duelo continental
Globo Esportes

Em junho do ano passado, o Vasco saiu de um longo jejum ao conquistar a Copa do Brasil. Em dezembro, foi a vez de o Corinthians levantar a taça, dessa vez a do Campeonato Brasileiro. Em ambos os casos, os títulos garantiram uma vaga na Libertadores. E nesta quarta-feira é a vez de os dois últimos campeões nacionais duelarem pela competição sul-americana. A partida que começa às 21h50m (de Brasília), em São Januário, é o confronto de ida das quartas de final da competição.
Para chegar ao duelo contra o Corinthians, o Vasco precisou eliminar o Lanús nas oitavas de final vencendo a disputa de pênaltis na Argentina. Já o Timão passou sem sustos pelo Emelec, do Equador, fazendo 3 a 0 no jogo decisivo no Pacaembu. Esta será a primeira vez que os dois times que disputaram o título do Brasileirão de 2011 até a última rodada se enfrentam pela Libertadores.
O jogo de volta entre Corinthians e Vasco será daqui a uma semana, no Pacaembu, em São Paulo. Quem passar enfrenta Santos ou Vélez Sarsfield, da Argentina, na semifinal da competição. Sandro Meira Ricci apita o duelo. Ele será auxiliado pro Alessandro Rocha e Roberto Braatz.
Tite diz que sabe tudo sobre Vasco: ‘Não dá para ser surpreendido’
Globo Esportes

Cristóvão Borges ainda não confirmou a escalação do Vasco, mas Tite garante que não se surpreenderá com nenhuma formação do adversário na partida desta quarta-feira, às 21h50m, em São Januário, pelas quartas de final da Taça Libertadores. Seja com Juninho Pernambucano ou Felipe, o treinador corintiano diz que está pronto.
– Eu tenho de preparar minha equipe para as situações, com os dois (Juninho e Felipe), com o Diego Souza e para as outras diversas (possibilidades). Não dá para ser surpreendido neste momento. Estaremos preparados – afirmou.
No treino de segunda-feira, Cristóvão fez apenas uma mudança em relação ao time que empatou e avançou diante do Lanús. Juninho Pernambucano permaneceu na academia para um treino específico e deu lugar a Felipe. A tendência, porém, é de que o Reizinho participe do jogo.
O técnico, aliás, já escalou o Corinthians. Alessandro entra na lateral direita no lugar de Edenílson, com o pé esquerdo fraturado. No ataque, Willian perdeu a vaga para o meia Alex, enquanto Jorge Henrique volta de suspensão. Apesar de dar os nomes, o comandante não quer falar sobre como a equipe atuará.
Corinthians elimina Emelec, vai às quartas e derruba tabu de 12 anos
R7
Qualquer apreensão do torcedor corintiano quanto ao placar do jogo desta quarta-feira contra o Emelec se desfez sete minutos após a bola rolar no Pacaembu, quando o lateral esquerdo Fábio Santos abriu a vitória por 3 a 0. O empate com gols era favorável ao rival, contudo a equipe em momento algum viu a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores – para enfrentar o Vasco, que eliminou o Lanús – ser ameaçada de fato e até ampliou na etapa final, com Paulinho e Alex.
O resultado derruba tabu de 12 anos, pois desde 2000 o Corinthians não avançava em mata-mata no torneio sul-americano – depois de eliminar o Atlético-MG nas quartas de final daquela edição e cair em seguida para o Palmeiras, saiu três vezes nas oitavas (duas para o River Plate, em 2003 e 2006, e uma para o Flamengo, em 2010) e uma na repescagem (para o Tolima, em 2011).
O próximo desafio do único invicto na competição será diante do Vasco. A primeira partida será no Rio de Janeiro, já que, por terem feito melhor campanha na fase de grupos, os comandados do técnico Tite levam vantagem de decidir a classificação em São Paulo. Os jogos serão nas duas próximas semanas, mas as datas ainda não estão confirmadas.
Corinthians enfrenta Emelec e os próprios nervos para ir às quartas
R7
Embora não tenha pela frente um adversário dos mais provocadores, o Corinthians criou um clima de guerra contra o Emelec. O 0 a 0 no jogo de ida pelas oitavas de final da Libertadores foi considerado bom resultado, mas os jogadores, o técnico Tite e o presidente Mário Gobbi saíram de Guaiaquil furiosos com a arbitragem.
Nesta quarta, às 22 horas (de Brasília), será preciso controlar os nervos para bater os equatorianos no Pacaembu e avançar – um empate com gols classica os visitantes.
Na visão dos alvinegros, o colombiano José Buitrago foi um adversário extra na semana passada. Com critérios supostamente distintos, o juiz teria favorecido o time da casa ao distribuir sete cartões amarelos para os brasileiros, sendo dois deles para Jorge Henrique, que acabou expulso no começo da etapa final.
Contra Emelec, Corinthians tenta superar tabu de 12 anos em mata-mata
Terra

Faz tempo que a torcida do Corinthians não sabe o que é comemorar uma classificação no mata-mata da Copa Libertadores da América. Mais exatamente 12 anos e 15 dias, desde que eliminou o Atlético-MG nas quartas de final da competição em 2000, em 23 de maio daquele ano. Desde então, confrontos de ida e volta para o clube do Parque São Jorge na América do Sul têm sido motivo para se esquecer.
Eliminado pelo Palmeiras nas semifinais da Libertadores da ocasião, o Corinthians coleciona insucessos no torneio desde então. Foram quatro participações, com três eliminações nas oitavas de final e uma na primeira fase, diante do Tolima-COL, em duelo que culminou na aposentadoria do atacante Ronaldo em 2011.
O principal carrasco corintiano desde então foi o River Plate-ARG, que derrubou o time em 2003 e em 2006 – nesta última, o tumulto da torcida provocou até mesmo a ocupação policial em partes do Estádio do Pacaembu. Em 2010, também nas oitavas de final, o carrasco foi o Flamengo, que passou para as quartas com uma derrota por 2 a 1 em São Paulo – o time rubro-negro venceu no Rio de Janeiro por 1 a 0 e se beneficiou do gol marcado fora de casa. Na sequência, foi eliminado pela Universidad de Chile.
Nesta quarta-feira, a história do Corinthians promete ser sofrida em virtude do resultado no duelo de ida. A equipe alvinegra precisa vencer por qualquer placar para se garantir. Já o Emelec avança com qualquer vitória ou com empate com gols. Um novo 0 a 0 leva o duelo para os pênaltis – e, por isso, as cobranças já andaram até sendo treinadas pelo técnico Tite.
Com um a menos, Corinthians segura empate sem gols com o Emelec
Gazeta Esportiva
O Corinthians jogou com um homem a menos desde os sete minutos do segundo tempo, quando Jorge Henrique foi expulso, mas conseguiu segurar um empate por 0 a 0 com o Emelec, no Estádio George Capwell, em Guaiaquil, no jogo de ida pelas oitavas de final da Libertadores.
O primeiro tempo foi morno como o Corinthians gostaria que fosse, mas o jogo esquentou depois do intervalo, especificamente após a expulsão. A equipe de Tite teve momentos de instabilidade, acumulou cartões amarelos (seis no total) e até sofreu com as insistentes bolas alçadas do oponente, mas a segurança do grandalhão Cássio ajudou a evitar uma grande pressão.
O jogo de volta será no Pacaembu, quarta-feira que vem. Um novo empate por 0 a 0 levará a decisão para os pênaltis, enquanto uma igualdade com gols beneficiará o Emelec. Quem se classificar vai enfrentar Vasco ou Lanús nas quartas de final – em casa, os cariocas abriram 2 a 1 de vantagem.









